Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15812
Título: Proposta de modelo de documentação para engenharia de usabilidade em dispositivos médicos
Autor(es): Gouveia Filho, Francisco Ferreira
Palavras-chave: Dispositivos médicos
Engenharia de software
Usabilidade - padronização
Usabilidade
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: A falta de padronização nos processos de engenharia de usabilidade e a ausência de métricas pré-estabelecidas para os mesmos são problemas constantes na Engenharia de Software e, no universo dos dispositivos médicos, isto se torna ainda mais agravante. Este trabalho apresenta uma análise das exigências contidas nas normas vigentes e propõe um modelo de documentação para engenharia de usabilidade de dispositivos médicos, apresentando algumas técnicas que são utilizadas no processo de desenvolvimento do dispositivo. O trabalho é baseado em revisões de literatura, análise das normas vigentes, estudos comparativos com documentações existentes, e elaboração de protótipos de documentação. Verificou- se que as normas vigentes são insuficientes para garantir bons processos de engenharia de usabilidade, mesmo com a existência de boas práticas de usabilidade na literatura. A partir destes resultados, foi possível elaborar um documento piloto com todos os pontos requeridos pelas normas vigentes. Também foram listadas técnicas adequadas para a realização de algumas etapas do processo, criando maior rigidez na definição dos parâmetros da documentação.
Descrição: GOUVEIA FILHO, F. F. Proposta de modelo de documentação para engenharia de usabilidade em dispositivos médicos. 2017. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15812
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Ferreira Gouveia Filho.pdfPDF - Francisco Ferreira Gouveia Filho14.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.