Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15827
Título: Conexões da arte, educação e psicologia
Autor(es): Almeida, Michelle Marques de
Palavras-chave: Psicologia
Pedagogia
Arte-terapia
Psicanálise
Data do documento: 27-Fev-2018
Resumo: O presente trabalho aborda conexões da Arte, Educação e Psicologia, mostrando conceitos e históricos da arte como conhecimento, da arte no contexto da educação e a arte na conjuntura da Psicologia. Objetivo mostrar a relevância da arte na formação educacional escolar formal, desde o ensino básico formal a ensino superior, em especial a formação inicial em Psicologia. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, no qual foi evidenciado os teóricos da epistemologia da arte, psicologia e educação, com enfoque nos conhecimentos da Filosofia, Psicologia, Psiquiatria, Psicanálise, Pedagogia e Arte-terapia. O enfoque foi nos clássicos: Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, Lev Vygotsky, Jean William Fritz, Piaget, Nise da Silveira, dentre outros nomes importantes no contexto da Arte, Educação e Psicologia. Concluiu-se que a arte, como conhecimento, além de construir benefícios no que tange à educação, seja no contexto da educação formal como na graduação em Psicologia como tema transversal, como também mostra o quanto pode ser útil no exercício da profissão do Psicólogo dando entendimento e contribuindo de várias maneiras, principalmente no que tange à subjetividade do ser humano. A Arte como forma de linguagem se expressa de várias formas, dentre essas, proferem saberes que abrangem práticas criativas, de produção, de construção, de exteriorização e reflexão, manifestando expressões de sensibilidade, intuição, de pensamento, de emoções e subjetividades.
Descrição: ALMEIDA, M. M. de. Conexões da arte, educação e Psicologia. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15827
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelle Marques de Almeida.pdfPDF - Michelle Marques de Almeida5.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.