Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15832
Título: Estudo da capacidade adsortiva de algas “arribadas” utilizando um sistema de adsorção em leito diferencial para purificação de corpos aquáticos
Autor(es): Medeiros, Kézia Meirielly Santos de
Palavras-chave: Leito diferencial
Adsorção
Sargassum ssp.
Data do documento: 10-Mai-2017
Resumo: A indústria petroquímica constitui atualmente um setor determinante na economia brasileira, em consequência inúmeros desastres, como derramamento ou vazamento, podem ocorrer. O rápido desenvolvimento tecnológico e industrial induziu a comunidade científica à procura de novas técnicas de prevenção e controle da poluição, entre essas, a técnica de adsorção vem ganhando notório destaque para purificação de efluentes contaminados. Algas coletadas na praia de Cabo Branco, João Pessoa - Paraíba, selecionadas como Sargassum spp e com denominação popular de algas “Arribadas” foram aplicadas em experimentos de adsorção em leito diferencial. O objetivo deste trabalho consiste em avaliar a relevância do Sargassum através de seu uso para remoção de contaminante derivado de petróleo. Todos os experimentos foram realizados a uma espessura do leito diferencial igual a 3mm e variando o tempo de contato da dispersão água/gasolina com a biomassa. Os resultados dos experimentos mostraram um excelente desempenho do Sargassum, apresentando 100% de adsorção para concentrações do contaminante igual a 3% e 6% logo nos primeiros minutos de contato. Quando a concentração usada foi de 9% de contaminante não foi possível a completa remoção, contudo houve uma remoção em torno de 80%. Logo, os resultados revelaram, para as condições estudadas, que o Sargassum pode ser utilizado como bioadsorvente da gasolina, fornecendo resultados relevantes.
Descrição: MEDEIROS, K. M. S. de. Estudo da capacidade adsortiva de algas “arribadas” utilizando um sistema de adsorção em leito diferencial para purificação de corpos aquáticos. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15832
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kézia Meirielly Santos de Medeiros.pdfPDF - Kézia Meirielly Santos de Medeiros4.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.