Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15839
Título: Análise da percepção, hábitos e práticas do destino dos resíduos sólidos urbanos: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de Boa Ventura - PB
Autor(es): Oliveira, Audeilda Soares de
Palavras-chave: Meio Ambiente
Resíduos Sólidos
Data do documento: 16-Dez-2010
Resumo: A destinação adequada dos rejeitos oriundos das diversas atividades humanas constitui um grande desafio, principalmente aos países em desenvolvimento. A sociedade nos dias atuais exige um cidadão consciente, participativo e responsável, uma vez que seu modo de vida irresponsável e o consumo desenfreado têm causado a insustentabilidade do planeta. Diante disso é posto a educação como um instrumento de formação deste cidadão. Por sua vez, os novos Parâmetros Curriculares Nacionais para a educação brasileira trazem o meio ambiente como tema transversal, sugerindo que essa temática venha a ser contemplada pelas diversas áreas do conhecimento e nos diferentes níveis. Este trabalho busca Levantar dados sobre a conscientização dos alunos da rede pública do ensino médio do município de Boa Ventura a respeito da temática Resíduos Solida Urbanos para isso é necessário compreender a Educação Ambiental como um processo de construção de valores sociais, de conhecimentos e atitudes voltadas para a conservação do ambiente pela coletividade no decorrer da história. O presente trabalho aborda como se desenvolveu a pesquisa na Escola Estadual E.F.M. Emília Diniz Alvarenga, cuja finalidade foi verificar a conscientização dos alunos quanto aos problemas causados pelos Resíduos Sólidos Urbanos. Após a análise de um questionário constatou-se que a temática Resíduos Sólidos não está inserida no currículo da escola e que os alunos são carentes de conhecimentos relativos a questão ambiental, porém estão receptivos a metodologias diferentes, e estão abertos a discutir assuntos ambientais como a temática resíduos sólidos urbanos.
Descrição: OLIVEIRA, A. S. Análise da percepção, hábitos e práticas do destino dos resíduos sólidos urbanos: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de Boa Ventura - PB. 2010. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15839
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Audeilda Soares de Oliveira.pdf6.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.