Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1587
Título: Degradação ambiental na micro-bacia do Rio Cabelo – João Pessoa / PB
Autor(es): Sales, Erika Gonçalves
Palavras-chave: Recursos hídricos
Planejamento ambiental
Degradação ambiental
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: As degradações ao ambiente natural, como desflorestamentos, queimadas, poluição, destruição da fauna e da flora, entre outros; propiciam aos recursos naturais os seus usos de maneira insustentável, refletindo também nos recursos hídricos. É diante desta temática que o presente estudo trata as degradações ambientais ocorridas na área da Micro-Bacia do Rio Cabelo – João Pessoa/PB, inserida no baixo curso da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba. Tal análise tem como objetivos mostrar as alterações ocorridas nas últimas décadas, durante o processo de territorialização da área que compreende a micro-bacia em estudo, assim como os problemas de ordem ambiental decorrentes da ação humana e do condicionante uso do solo, gerando grande parte da problemática ambiental. Para contemplar tal propósito, se fez necessário elencar discussões sobre a degradação dos recursos hídricos, como assoreamento, poluição hídrica, adensamento populacional desordenado próximo a mananciais e quais as consequências para a qualidade da água superficial. Em seguida, remete-se a essas análises a área de estudo da Micro-Bacia do Rio Cabelo, discutindo os seus processos de territorialização, a expansão urbana e a degradação da micro-bacia por resíduos sólidos, águas residuais e por atividades de mineração. Por fim, diante dos eventuais estudos, indaga-se a necessidade de um planejamento ambiental no território que compreende a área estudada, e os possíveis desafios a ser enfrentado, tanto pela população ribeirinha diante da falta de educação ambiental, quanto pelo poder público, diante dos problemas encontrados. Neste contexto foram fundamentais as informações obtidas em gabinete e campo, além da leitura de diversos tipos de degradação, para dar embasamento teórico ao trabalho. Para finalizar as propostas deste trabalho, foi realizada uma pesquisa in loco na área da desembocadura do Rio Cabelo na praia da Penha (escadaria da Penha), onde foi aplicado um questionário com a população local para constatar a degradação na área bem como a percepção dos mesmos sobre os problemas vivenciados. Pode-se perceber, desde a falta de educação ambiental da população ribeirinha, como também uma queda na utilização da água do rio para lazer. Devido o nível de degradação ambiental encontrado na área, propõem-se um planejamento ambiental local visando um território sustentável.
Descrição: SALES, E. G. Degradação ambiental na micro-bacia do Rio Cabelo – João Pessoa / PB. 2010. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1587
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erika Gonçalves Sales.PDFErika Gonçalves Sales2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.