Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15871
Título: Influência da granulometria no processo de compostagem de resíduos sólidos orgânicos
Autor(es): Silva, Anderson Chrystopher Rodrigues da
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Meio ambiente
Percepção ambiental
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: A compostagem é um processo microbiológico aeróbio controlado no qual, através da transformação de resíduos sólidos orgânicos (RSO) sob temperaturastermofílicas através da biodigestão em matéria orgânica. O conjunto de fatores que da condições para eficiência e o bom desenvolvimento de um sistema biologicamente complexo como a compostagem deve ser balizado por uma série de parâmetros, sendo que cada tipo de material a ser compostado exige uma combinação ótima de aeração, umidade, pH, relação C/N e granulometria. A presente pesquisa teve como objetivo, analisar e estudar em que a granulometria influencia no processo de compostagem, onde foi feito uma seleção da matéria-prima triturado e peneirado em duas malhas de diâmetro diferentes (5,5 mm e 7,0 mm), em seguida misturado com serragem e assim montado dois sistemas de reatores orgânicos e dando início ao monitoramento e analises. No decorrer das análises no tempo de 45 dias para o RSO de granulometria de 7,0 mm e 60 dias para o RSO de granulometria de 5,5mm, foram obtidos bons resultados, onde apenas a temperatura divergiu devido ao estado de decomposição antes de montar os reatores de compostagem (RC).
Descrição: SILVA, A. C. R. da. Influência da granulometria no processo de compostagem de resíduos sólidos orgânicos. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15871
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Chrystopher Rodrigues da Silva.pdfPDF - Anderson Chrystopher Rodrigues da Silva11.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.