Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1588
Título: Estudo prospectivo da dinâmica populacional de Tacima - PB, com vista a um planejamento econômico na área urbana e rural (1980 – 2010)
Autor(es): Silva, Ivania Gomes de Araújo
Palavras-chave: Decréscimo populacional
Êxodo rural
Políticas públicas
Data do documento: 14-Ago-2013
Resumo: A partir da década de 1960, inicia-se no Brasil uma transição demográfica verificada pela redução no ritmo de crescimento da população brasileira. Fatores relacionados ao processo de urbanização, redução das taxas de fecundidade, ocasionadas pela entrada da mulher no mercado de trabalho e pela intensificação das campanhas anticonceptivas dentre outras explicam tal realidade demográfica. Em algumas cidades brasileiras, especificamente no estado da Paraíba, de acordo com o último censo demográfico realizado no Brasil em 2000, esse crescimento chega a ser negativo, ou seja, a população está diminuindo a cada recenseamento realizado. Tacima-PB é uma dessas cidades. A partir da década de 1980 a população total do município começou a decrescer em ritmo acentuado. Portanto, o nosso trabalho tem como principal objetivo compreender os elementos que norteiam o crescimento natural da população, evidenciando que não existem potencialidades locais para o município pela ausência de políticas públicas voltadas para fixação da população no município. O levantamento de dados foi realizado entre os meses de março a agosto de 2010, enfatizamos que alguns dados são de outra pesquisa realizada por nós no referido município em 2006. Para a realização deste trabalho foram desenvolvidas as seguintes etapas: levantamento do material bibliográfico; reconhecimento do campo, entrevistas com moradores antigos da área urbana e rural, entrevistas com o secretário da EMATER local e com o secretário de planejamento, administração e finanças do município, elaboração de tabelas, gráficos, mapas e fotos relacionados com a contextualização da pesquisa. Além de fatores a nível mundial e nacional, outros restritos ao próprio município relacionado ao êxodo rural e à estagnação econômica, foram os principais responsáveis pela diminuição populacional que atingiu o município. A falta de perspectivas econômicas fez com que muitos moradores da zona urbana e rural de Tacima-PB migrassem para os grandes centros econômicos do país em busca de emprego e melhores condições de vida, ocasionando o decréscimo. A análise dos dados demonstrou que o maior problema causador do decréscimo populacional no município se deve à falta de perspectivas econômicas relacionadas principalmente à falta de emprego que por ventura ocorre devido à ausência de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e social.
Descrição: SILVA, I. G. de. A. Estudo prospectivo da dinâmica populacional de Tacima - PB, com vista a um planejamento econômico na área urbana e rural (1980 – 2010). 2010. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1588
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivania Gomes de Araújo Silva parte 1.PDFIvania Gomes de Araújo Silva parte 11.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Ivania Gomes de Araújo Silva parte 2.PDFIvania Gomes de Araújo Silva parte 22.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.