Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15880
Título: Laboratório de Física: uma abordagem sobre o uso nas escolas públicas estaduais de nível médio no Município de Patos - PB
Autor(es): Pereira, José Orlando
Palavras-chave: Física
Laboratório de Física
Ensino de Física
Data do documento: 25-Jun-2012
Resumo: A Física tem desempenhado papel relevante no desenvolvimento científico e tecnológico, acreditamos que se torna importante desvelar como vem se processando atualmente o ensino desta disciplina. Em termos tecnológicos, a Física, juntamente com outras ciências, como a Química e a Biologia dentre outras, tem contribuído para o atual estágio de progresso científico do mundo. Essa contribuição, no entanto, poderá ser vista e vivenciada de forma mais crítica e mais humanizada na medida em que o professor de física busque desenvolver em seus alunos a capacidade de compreender e de intervir criticamente na sociedade tecnológica. Nessa perspectiva, o uso de atividades experimentais como estratégia de ensino de física tem sido apontado por professores e alunos como uma das maneiras mais frutíferas de se minimizar as dificuldades de se aprender e de se ensinar física de modo significativo e consistente. O problema apresentado neste trabalho refere-se ao uso dos laboratórios de física nas escolas públicas estaduais de nível médio no município de Patos - PB. Em que se abordou um questionário com dez perguntas direcionadas aos professores de física, com objetivos de colher informações a respeitos se essas escolas dispõem de laboratórios e se os docentes são capacitados para realização de experimentos com os alunos em sala de aula. Os dados foram organizados em gráficos, obtendo-se uma análise e discussão dos resultados de cinco perguntas consideradas mais importantes do questionário, com isso extraindo conclusões de que a maioria das escolas dispõe de laboratório, mas uma boa parte das mesmas não as utiliza, pois em muitos casos os professores não são capacitados para tal prática.
Descrição: PEREIRA, J. O. Laboratório de física: uma abordagem sobre o uso nas escolas públicas estaduais de nível médio no Município de Patos - PB. 2012. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15880
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Orlando Pereira.pdf9.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.