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dc.contributor.authorSantos, Salete Gomes dos-
dc.date.accessioned2012-09-13T18:08:19Z-
dc.date.available2012-09-13T18:08:19Z-
dc.date.issued2012-09-13-
dc.identifier.otherCDD 616.132-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/158-
dc.descriptionSANTOS, S. G. dos. Avaliação da efetividade da assistência no controle da hipertensão arterial no município de Campina Grande-PB. 2010. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A HAS acomete grande número de pessoas em todo mundo, é uma DCNT, requer controle rigoroso, e constitui problema de saúde pública. Objetivo: O estudo objetivou avaliar a assistência oferecida a pacientes hipertensos na atenção básica, tendo como referencial a dimensão elenco de serviços. Metodologia: Estudo avaliativo e descritivo, inquérito, com abordagem quantitativa. Realizado no município de Campina Grande – PB, no período de julho de 2009 a março de 2010. Participaram da pesquisa, 382 pacientes hipertensos. Para a coleta de dados foi utilizado o instrumento componente do Primary Care Assessment Tool (PCAT) elaborado na Universidade de Johns Hopkins, por Barbara Starfield (2002), o qual foi adaptado e validado para o Brasil por Macinko, Almeida e Oliveira (2003). Os dados foram analisados no SPSS versão 13.1, Epi Info versão 3.5.1 e posteriormente o Microsoft Office Excel 2007, utilizado para construção dos Gráficos. Resultados: Constatouse que dos 382 pacientes 76,9% pertencem ao sexo feminino, 54,18% têm 60 anos e mais, 40,6% são da raça branca, 37,4% possuem renda familiar de 2 salários mínimos ou mais, e 57,1% cursaram o ensino fundamental completo ou incompleto. Verificou-se que 65,5% emitiram que sempre ou quase sempre a equipe oferece informação sobre HAS e seu controle, 53,6% referiram que sempre ou quase sempre recebem informação sobre os medicamentos e seus efeitos, 52,9% apontaram que recebem informação relacionada à educação em saúde sempre ou quase sempre, 87,4% têm a PA mensurada sempre ou quase sempre que vão à unidade para consulta, 57,5% proferiram receber visita domiciliar sempre ou quase sempre, 78,3% afirmaram que conseguem encontrar um profissional na unidade de saúde para atendimento em todos os dias úteis da semana sempre ou quase sempre. 51,5% mencionaram que nunca ou quase nunca participam de grupos de doentes de HAS na unidade, 86% apontaram que sempre ou quase sempre os horários de funcionamento do serviço são respeitados, 77,2% sempre ou quase sempre recebem todos os medicamentos necessários ao tratamento da HAS, 81,9% disseram que o serviço oferece/garante a realização de exames solicitados, mas em contrapartida apenas 27,5% conseguem receber sempre ou quase sempre os resultados dos exames em 10 dias sucedidos de sua realização. 69,6% proferiram que sempre ou quase sempre o profissional da unidade explica os resultados dos exames e 71% têm sua consulta de retorno agendada sempre ou quase sempre. Considerações finais: Diante do estudo realizado, percebe-se haver necessidade de maior efetividade das ações oferecidas na atenção básica no controle da HAS, uma vez que apenas seis das treze ações analisadas foram de natureza satisfatória.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Tânia Maria Ribeiro Monteiro de Figueiredopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHipertensãopt_BR
dc.subjectAtenção básicapt_BR
dc.subjectServiço de saúdept_BR
dc.titleAvaliação da efetividade da assistência no controle da hipertensão arterial no município de Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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