Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15941
Título: A representação do negro(a) e da cultura afro brasileira em Menino de Engenho
Autor(es): Souza, Maria de Fátima Martiniano de
Palavras-chave: Literatura
Sociedade
Cultura Afro-brasileira
Data do documento: 2017
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a obra “Menino de Engenho” de José Lins do Rego, escrita em (1932), e nela enfatizar a representação do (a) negro (a) e da cultura afro-brasileira, numa relação com o aspecto sócio cultural da época descrito na produção literária deste autor. O romance mencionado aborda aspectos culturais do (a) negro (a) e integra a fase denominada por José Lins do Rego como sendo o ciclo da cana de açúcar. Por meio do contexto social esse autor nos mostra uma sociedade patriarcalista em plena decadência em decorrência do surgimento das usinas. As leituras de apoio foram textos de SANTOS (1987), MEIRELES (2014), SILVA (2014), entre outros, a exemplo de Câmara Cascudo que dialogam com a oralidade, visto está evidenciada nas obras de José Lins do Rego.
Descrição: SOUZA, M. de F. M. de. A representação do negro(a) e da cultura afro brasileira em Menino de Engenho. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15941
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Martiniano de Souza.pdfPDF - Maria de Fátima Martiniano de Souza5.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.