Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15946
Título: Quando os Simpsons visitam a casa de Poe: reconfigurações paródicas na série animada de TV
Autor(es): Calixto, Waldir Kennedy Nunes
Palavras-chave: Paródia
Metaficção
Os Simpsons
Data do documento: 2017
Resumo: Desde seu surgimento a literatura vem sendo recontextualizada nas mais diversas formas: através de alusões, referências, citações, pastiches, sátiras, paródias e outros possíveis diálogos intertextuais. Logo, séries animadas como Os Simpsons, criada em 1980 por Matt Groening e famosa por criticar/ironizar o american way of life é um exemplo da ressignificação da intertextualidade no contexto pós-moderno. Apesar do tom de comicidade presente nos episódios, a série também homenageia ícones da cultura popular mundial, como o escritor americano Edgar Allan Poe, autor cujas referências diretas estão presentes em ao menos três episódios do programa. Dessa forma, este presente trabalho tem como objetivo discutir as relações paródicas no episódio intitulado Lisa The Simpson (E17T9), cujo enredo retrata elementos do conto “A Queda da Casa de Usher”, de Edgar Allan Poe. Assim, analisaremos como o episódio resignifica características da estética gótica poena através da paródia e da metaficção. Para fundamentar esse estudo recorremos a textos de Linda Hutcheon (1978, 1985) que teorizam sobre a paródia no contexto da pós-modernidade e para analisar a metalinguagem e metaficção nos baseamos nas discussões de Patricia Waugh (1984) e Linda Hutcheon (1980).
Descrição: CALIXTO, W. K. N. Quando os Simpsons visitam a casa de Poe: reconfigurações paródicas na série animada de TV. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15946
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waldir Kennedy Nunes Calixto.pdfPDF - Waldir Kennedy Nunes Calixto8.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.