Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15951
Título: Sobrecarga de trabalho e profissão docente: algumas considerações sobre o profissional de língua portuguesa
Autor(es): Santos, Kamilla Claudino dos
Palavras-chave: Ensino
Sobrecarga de trabalho
Docente de língua portuguesa
Data do documento: 2017
Resumo: Ser professor em tempos de comunicação e informação sem precedentes é um desafio. Nesse espaço, os professores necessitam atentar para as mudanças e estar cada vez mais atualizados, pois a sociedade cobra cada dia mais dos docentes. Tal cobrança, no entanto, não tem como contrapartida, bons salários e condições de trabalho. Diante dessa contradição, os professores tem que se desdobrar: trabalhar em várias escolas. Tal jornada, dupla ou tripla de trabalho, acaba por fragilizar sua ação docente. Assim, objetivou-se discutir a relação existente entre a sobrecarga de trabalho e os encargos docentes de língua portuguesa. E para atingir esses objetivos, utilizamos como subsídios teóricos os trabalhos de TARDIF (2014) que discorre sobre formação docente, assim, como PERRENOUD (2002) que discute o professor reflexivo, BRZEZINSKI (2002) e GERALDI (2010) e do ponto de vista metodológico, optamos por uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e de campo. A amostra da pesquisa foi composta por 02 (duas) professoras, que foram entrevistadas através de um questionário, nas escolas. Os resultados apontaram para a insatisfação docente em relação às jornadas de trabalho exaustivo, de pouca satisfação e produtividade.
Descrição: SANTOS, K. C. dos. Sobrecarga de trabalho e profissão docente: algumas considerações sobre o profissional de língua portuguesa. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15951
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kamilla Claudino dos Santos.pdfPDF - Kamilla Claudino dos Santos6.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.