Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15953
Título: Intertextualidade na obra Caim de José Saramago
Autor(es): Souza, Maria da Piedade da Cruz de
Palavras-chave: Intertextualidade
Paródia
Literatura
Caim
Data do documento: 2017
Resumo: A figura de Deus Santo, Soberano e Todo-Poderoso, apresentada pela ótica judaico-cristã e disseminada ao longo dos tempos em caráter incontestável nos contextos histórico, social e religioso, ganha no romance “Caim” nova significação sob uma nova perspectiva onde a personagem de caráter religioso benevolente altamente disseminada pela religião, assume características mais humanas. Este trabalho tem por objetivo identificar a intertextualidade bíblica no romance “Caim” de José Saramago, a partir dos autores Koch, Bentes, Cavalcante, (2008). Discorrer acerca da paródia a partir das concepções de Afonso Romano de Sant’anna (2007). Como também contextualizar a benevolência de Deus na cultura judaico-cristã por meio dos conceitos de Arthur W. Pink (1985). Além de esboçar um breve estudo sobre a vida e obra de José Saramago, enfatizando a relação do autor para com sua obra. Após traçar essas considerações almeja-se constatar que o romance “Caim” apresenta-se como uma paródia a intertextos narrados no Antigo Testamento, que se configurando através de embates dialógicos entre as personagens Deus e Caim.
Descrição: SOUZA, M. da P. da C. de. Intertextualidade na obra Caim de José Saramago. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15953
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Piedade da Cruz de Souza.pdfPDF - Maria da Piedade da Cruz de Souza5.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.