Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15956
Título: Duas almas? O fenômeno da personalidade em "O espelho"
Autor(es): Santos, Maria Vanessa dos
Palavras-chave: Literatura
Psicologia analítica
Personalidade
Data do documento: 2017
Resumo: Através da análise do comportamento do protagonista de O espelho, de Machado de Assis, sob a perspectiva da Psicologia Analítica, teoria de Jung, o presente artigo objetiva discutir a respeito do processo que engloba o fenômeno da personalidade representado pelo protagonista. A personagem observada (Joãozinho), dependente do status que lhe é conferido por causa do cargo ocupado, torna-se, tão somente, “alferes”, esquecendo-se de ser “homem” ao ponto de surtar quando se percebe só. Todo o ocorrido, ou seja, tudo o que é manifestado exteriormente na vida da personagem analisada é consequência de um grande encadeamento psíquico, denominado individuação. A leitura fundamenta-se nas ideias de Jung (1972-1985-2000), as quais são vistas com maior frequência em Hall & Nordby (2000) e, também, em Nise da Silveira (1981), além de Alfredo Bosi (2007), Antonio Candido (2009) dentre outros autores utilizados na discussão. A partir da narrativa em questão, é possível verificar quão difícil é manter-se totalmente equilibrado o tempo todo, tendo em vista que o processo de formação da personalidade (individuação) é contínuo e, apesar de ser inato, sofre influências do meio em que o indivíduo se encontra inserido.
Descrição: SANTOS, M. V. dos. Duas almas? O fenômeno da personalidade em "O espelho". 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15956
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Vanessa dos Santos.pdfPDF - Maria Vanessa dos Santos3.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.