Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15960
Título: A (in)submissa Conceição: (re)lendo o conto Missa do galo, de Machado de Assis
Autor(es): Godoi, Ezicley da Costa
Palavras-chave: Literatura brasileira
Realismo machadiano
Personagem feminina
Data do documento: 2017
Resumo: O presente artigo tem por objetivo uma leitura do conto “Missa do Galo”, de Machado de Assis, mas precisamente um olhar que se volta à personagem Conceição, apresentando aqui uma das mulheres machadianas e suas nuances de sensualidade e indignação que (des) constroem o perfil da maioria das mulheres do século XIX. Para tanto, enfatizaremos os fundamentos teóricos de Gotlib (2006), Brait (2006), Bosi (2006), Candido (2004), entre outros que estabelecem diálogo com nossa pesquisa, na qual se evidencie a construção da personagem feminina. Nessa perspectiva, intentamos a (res) significação do lugar da mulher do século XIX, repensando suas atitudes e seu comportamento ambíguo e misterioso.
Descrição: GODOI, E. da C. A (in)submissa Conceição: (re)lendo o conto Missa do galo, de Machado de Assis. 2017. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15960
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ezicley da Costa Godoi.pdfPDF - Ezicley da Costa Godoi2.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.