Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15977
Título: A opressão de gênero e etnia em Americanah
Autor(es): Sena, Olívia Ruthyelly Vitória Soares de
Palavras-chave: Literatura
Mulher
Opressão
Chimamanda
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a questão racial e opressora sobre a mulher, representada na narrativa Americanah da autora Chimamanda Ngozi Adichie. Do ponto de vista cultural, esta opressão consiste frequentemente em sufocar costumes, língua e a religião. Na obra em questão, identificamos imediatamente a existência de diversidades e desigualdades sociais do contexto vivenciado por esta figura feminina negra. Para fundamentar essa discussão nos apoiaremos nos estudos étnicos de Fanon (2008), Carvalho (2010) e Collins (1989); e nos estudos sobre a mulher desenvolvidos por Perrot (2008), Chimamanda (2014) e Arraes (2014). No estudo do romance é possível discutir a caracterização da problemática opressora e da transformação da protagonista feminina ao mobilizar, em si mesma, uma série de condutas de resistência e desconstrução dos padrões opressores, característica marcante na obra em questão e na escrita de Chimamanda.
Descrição: SENA, O. R. V. S. de. A opressão de gênero e etnia em Americanah. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15977
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Olívia Ruthyelly Vitória Soares de Sena.pdfPDF - Olívia Ruthyelly Vitória Soares de Sena4.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.