Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1599
Título: Manguezal e degradação ambiental: uma relação de desequilíbrio na comunidade do Baralho no município de Bayeux - PB
Autor(es): Rodrigues, Adriano Pereira
Palavras-chave: Degradação ambiental
Manguezal
Comunidade
Data do documento: 16-Ago-2013
Resumo: A presente pesquisa trata do processo de ocupação do Bairro do Baralho, como também, os impactos ambientais ocasionados pela urbanização desordenada do município de Bayeux-PB. Este município possui uma área de 27,35 Km², sendo que aproximadamente 50% desta área correspondem a áreas de preservação (matas, rios e principalmente manguezais). Os dois principais rios que banham a cidade são o Sanhauá, que contorna a cidade a Leste e Sudeste e separa o município da cidade de João Pessoa e o rio Paroeira que divide a área mais densamente ocupada pelos manguezais. Ambos os rios até hoje mais serviram como receptores de esgotos, além de outros resíduos provenientes da população ribeirinha e também de efluentes industriais. O município, literalmente, escondeu seus elementos naturais como os rios e os mangues que se transformaram apenas em depósitos ou abrigo dos que procuravam uma “terra de ninguém” para se instalarem. Na prática, os rios e os mangues não têm dono, ou seja, são incipientes as iniciativas no sentido de fiscalizar, proteger e valorizar estes elementos naturais. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar a situação socioeconômica do Bairro do Baralho e a degradação do ecossistema manguezal.Para a realização do mesmo se fez necessária utilizar métodos científicos tais como: aplicação de questionário visitas ao local da pesquisa, além de uma análise no sentido de tentar identificar as possíveis causas dessa relação, os objetivos utilizados para diagnosticar essa comunidade estão no âmbito da caracterização da área de estudo buscando os impactos antrópicos no contexto atual.As alterações são contínuas e velozes no bairro precisamos encontrar meios de amenizar essa situação.
Descrição: RODRIGUES, A. P. Manguezal e degradação ambiental: uma relação de desequilíbrio na comunidade do Baralho no município de Bayeux - PB. 2010. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1599
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriano Pereira Rodrigues parte 1.PDFAdriano Pereira Rodrigues parte 13.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Adriano Pereira Rodrigues parte 2.PDFAdriano Pereira Rodrigues parte 22.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Adriano Pereira Rodrigues parte 3.PDFAdriano Pereira Rodrigues parte 35.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.