Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15997
Título: Uma análise do ensino de libras no contexto de uma escola pública
Autor(es): Brito, Maria Karoline Ribeiro
Palavras-chave: Surdez
Educação
Ouvintes
Libras
Ensino
Data do documento: 2017
Resumo: Esse trabalho discute o processo de Ensino da Língua Brasileira de Sinais no Ensino Fundamental em determinada Escola Municipal, da cidade Guarabira/PB, e de maneira reflexiva contempla alguns pontos que envolvem a surdez e a pessoa surda, principalmente, no que se refere à Educação dos surdos e ao aprendizado da LIBRAS, por parte dos ouvintes, como Segunda Língua, ou L2 na referida escola. Para realizar tais considerações, foi de suma necessidade buscar respaldo e embasamento teórico em algumas obras pertinentes ao assunto, sendo estas da autoria de: Audrei Gesser (2009 e 2012), Márcia Goldfeld (2002), Vilma Slomski (2010), entre outros teóricos. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, alcançada através de um questionário formulado e aplicado à professora de Libras da referida escola. A partir desta pesquisa foi possível perceber a importância de ensinar a Língua Brasileira de Sinais aos ouvintes no Ensino Fundamental, posto que, adquirindo a língua de sinais, esses discentes poderão se comunicar com os colegas surdos com mais facilidade e a interação irá acontecer frequentemente.
Descrição: BRITO, M. K. R. Uma análise do ensino de libras no contexto de uma escola pública. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15997
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Karoline Ribeiro Brito.pdfPDF - Maria Karoline Ribeiro Brito6.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.