Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16022
Título: A importância dos contos infantis no processo de alfabetização
Autor(es): Vieira, Alline Leandro
Palavras-chave: Leitura
Alfabetização
Leitura infantil
Contos de fadas
Fábulas
Data do documento: 2017
Resumo: Desde o seu surgimento, a humanidade cresce em uma busca incessante por conhecimento e um dos seus grandes avanços foi a descoberta da escrita bem como o processo de leitura. Com o passar do tempo, foi observado que as crianças, assim como os adultos, possuem capacidades cognitivas de aprender e aperfeiçoar seu aprendizado por meio de textos escritos. Foi a partir de então que surgiram as literaturas infantis, grandes aliadas metodológicas do período de alfabetização e contribuintes na formação da ética e da racionalidade do aprendiz. Para que fossem transmitidos esses valores de forma acessível, os escritores dos contos de fadas e fábulas utilizaram-se de personagens que cativam e instruem o leitor a motivar o prazer pela leitura. Cabe também ao professor, facilitar esses primeiros contatos entre a criança e o livro, desse modo todo o contexto familiar é inserido no ambiente escolar e contribui para que ocorra uma prática proveitosa. O artigo tem como objetivo geral apresentar a influência dos contos infantis em sala de aula durante as fases iniciais e citamos como alguns dos objetivos específicos compreender o ambiente da literatura infantil, como a literatura infantil contribui no processo de alfabetização e exibir a visão de alguns professores a respeito das literaturas infantis. Esse artigo se justifica pela a importância e a relevância do tema estudado aqui para o mundo acadêmico, auxiliando no entendimento de como os professores veem esse tipo de literatura no processo de alfabetização. Foi utilizada uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter interpretativo, na qual foi colhido dados através de um questionário composto por oito questões, direcionado a professores do ensino fundamental. Concluímos que esse tipo de literatura é um importante meio para auxiliar os professores e alunos no processo de alfabetização. O trabalho descreve a influência dessas histórias na vida da criança e a indispensabilidade de executá-las nas fases iniciais, em seu decorrer citaremos os seguintes autores: Machado (2001), Colomer (2012), Aguiar (1990), Bettelheim (2004), Feu (2015), Barthes (2012), Shavit (2012), entre outros renomados autores que contribuíram de maneira relativamente importante para a construção desse trabalho.
Descrição: VIEIRA, A. L. A importância dos contos infantis no processo de alfabetização. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16022
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alline Leandro Vieira.pdfPDF - Alline Leandro Vieira4.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.