Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16023
Título: O ensino de geometria na escola básica: confrontando aspectos mencionados por Lorenzato (1995) em seu trabalho “Por que não ensinar geometria?” com o atual ensino de geometria em escolas públicas do município de Sertânia-PE
Autor(es): Silva, Maria Edilma Amaral
Palavras-chave: Ensino de geometria
Prática docente
Professores de matemática
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: A presente pesquisa trata sobre o ensino de Geometria em escolas públicas do Estado de Pernambuco, especificamente na cidade de Sertânia. Com o objetivo de analisar processos metodológicos adotadas por professores de Matemática para o ensino de Geometria e confrontar a realidade atual de ensino de Geometria com as abordagens apresentadas por Lorenzato (1995), investigamos a forma como alguns professores de Matemática estão trabalhando esse ensino em algumas escolas públicas de Sertânia, bem como suas concepções acerca da Geometria e os resultados observados por tais professores no processo de aprendizagem dos alunos. A pesquisa tem base qualitativa e os dados são analisados a partir de um questionário composto por 07 (sete) perguntas propostas ao total de 04 (quatro) professores de diferentes escolas públicas na cidade de Sertânia – PE que são aqui identificados por P1, P2, P3, P4. Os resultados apontam para um considerável reconhecimento da importância da Geometria por parte dos professores que buscam, em sua maioria, desenvolver o trabalho a partir de diferentes recursos. Dessa forma, analisamos que apesar das limitações ainda existentes, houve certo avanço em relação aos resultados apresentados por Lorenzato (1995), pois mesmo que a formação de alguns desses professores não tenha lhes dado suporte suficiente para o ensino de Geometria, eles têm buscado trabalhar, pois, entendem que é algo muito importante no desenvolvimento dos alunos.
Descrição: SILVA, M. E. A. O ensino de geometria na escola básica: confrontando aspectos mencionados por Lorenzato (1995) em seu trabalho “Por que não ensinar geometria?” com o atual ensino de geometria em escolas públicas do município de Sertânia-PE . 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16023
ISSN: CDD 372.7
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Edilma Amaral Silva.pdfPDF - Maria Edilma Amaral Silva1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.