Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Cecilyanna Almeida de-
dc.date.accessioned2018-04-03T21:37:54Z-
dc.date.available2018-04-03T21:37:54Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.otherCDD 658.812-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16027-
dc.descriptionARAÚJO, C. A. de. Análise das estratégias de marketing de relacionamento para fidelização de clientes. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractA concorrência das lojas de departamento é uma crescente em nosso país e a entrada de novas multinacionais são motivos que fazem com que as empresas pensem e se reinventem a cada dia. Além deste fator, as mudanças ligadas diretamente ao relacionamento empresa-cliente faz com que as empresas não se preocupem só com a concorrência que se forma ao seu redor, mas voltem o seu olhar especificamente para os clientes que estão aderindo sua marca, serviço ou produto. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar como as estratégias de marketing de relacionamento são desenvolvidas por uma loja de departamento para atrair e fidelizar os clientes em Campina Grande – PB. A metodologia se deu através do tipo de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, cujo procedimento foi bibliográfico, estudo de caso e análise de conteúdo, tendo o roteiro de entrevista como instrumento de coleta de dados aplicado com o gestor da empresa escolhida, nos meses de outubro e novembro de 2017. Os principais resultados da pesquisam apontaram que o gestor tem conhecimento das ferramentas do marketing de relacionamento onde a organização já utiliza algumas estratégias dessa ferramenta começando com o cliente interno até o cliente final e gerando demandas de relacionamento com clientes intermediários, fornecedores, parceiros e entidades governamentais e não governamentais. Conclui-se que a empresa possui as suas estratégias e visão voltada ao marketing de relacionamento, atração e fidelização de seus clientes externos, mas ainda não utiliza a ferramenta CRM como instrumento de gestão competitiva. Dessa forma, Sugere-se a implantação do software CRM como diferencial competitivo de forma que possa atrair, satisfazer e fidelizar cada vez mais os clientes diante a concorrência.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíba - UEPBpt_BR
dc.subjectFidelização de clientept_BR
dc.subjectEstratégia de marketingpt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectGestão competitivapt_BR
dc.titleAnálise das estratégias de marketing de relacionamento para fidelização de clientespt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cecilyanna Almeida de Araújo.pdf6.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.