Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16040
Título: Pelo meu ventre: a fenomenologia da matéria imagética acontece
Autor(es): Ferreira, Andressa Gomes
Palavras-chave: Fenomenologia
Alma
Devaneio
Data do documento: 2017
Resumo: A psicanálise está inserida em diversas áreas e nos mais variados tipos estudos acadêmicos por ser a ciência que busca compreender o funcionamento da mente humana. Quando falamos em literatura, essa ciência se torna imprescindível para a riqueza das práticas de interpretação por meio da leitura e, assim, a inserção da psicanálise vem auxiliar no entendimento da mensagem implícita proposta pelos autores nos livros literários. Seguindo esse raciocínio, propomos neste trabalho de conclusão de curso, compreender os efeitos do devaneio pelo víeis da teoria da fenomenologia apresentada por Gaston Bachelard (2003, 2005) no conto O fruto do meu ventre, da escritora brasileira Lya Luft. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se em Pitta (2005), Bachelard (2003, 2005). A análise nos mostrou que a personagem dá, assim, prioridade a essa concepção social e se põe em divergência com seu próprio instinto, ocasionando todos esses transtornos que, aqui nesta pesquisa, foram abordados. Luft procura, em suas obras, realizar essa ligação entre a literatura e as tragédias do mundo real, escolhe não só a imagem do feminino mas, também, da criança, do deficiente, do homem, de casais, entre outros, que, por algum motivo, estejam passando por problemas de alma.
Descrição: FERREIRA, A. G. Pelo meu ventre: a fenomenologia da matéria imagética acontece. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16040
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andressa Gomes Ferreira.pdfPDF - Andressa Gomes Ferreira4.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.