Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16057
Título: As leis da termodinâmica nos livros didáticos de física e o conhecimento cumulativo, linear e socialmente neutro
Autor(es): Dantas, Rafael de Macêdo
Palavras-chave: Ensino de Física
Termodinâmica
Livro Didático
Data do documento: 22-Dez-2017
Resumo: A análise dos conteúdos de Física nos livros didáticos é uma forma de melhor compreender como o ensino dos conceitos dessa ciência estão sendo abordados na sala de aula. Compreendendo a complexidade do ensino de Física no ensino médio, buscamos fazer uma análise da história da Termodinâmica, especificamente sobre as primeira e segunda leis. Com a produção de um recorte histórico dessas leis foram analisados os acontecimentos que deram origem aos principais conceitos da Termodinâmica nos séculos XVIII e XIX. O objetivo desse recorte foi adquirir uma base para analisar os livros de Física na procura de possíveis equívocos históricos reproduzidos nos livros didáticos que podem influenciar a maneira como o estudante vê a construção do conhecimento científico, e consequentemente podem provocar visões deformadas da ciência. É importante mostrar que tal construção não é produção de apenas um cientista, pelo contrário, é um trabalho de cooperação de várias pessoas mediante diferentes perspectivas. Os livros analisados fazem parte da relação das coleções aprovadas no PNLD-2018.
Descrição: DANTAS, Rafael de Macêdo. As leis da termodinâmica nos livros didáticos de física e o conhecimento cumulativo, linear e socialmente neutro. 2017. 35 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16057
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Rafael de Macêdo Dantas.pdf11.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.