Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16064
Título: A percepção de ruralidades no conjunto Álvaro Gaudêncio pelos alunos do ensino médio: o caso do colégio Alice Coutinho em Campina Grande/PB
Autor(es): Souto, Joanderson Kerlly Gomes de
Palavras-chave: Ruralidades
Espaço geográfico
Ensino de geografia
Data do documento: 13-Fev-2017
Resumo: Conhecer e entender o espaço no qual se está inserido, procurando focar nas ruralidades vivenciadas no Conjunto Álvaro Gaudêncio, a partir do diálogo com os alunos do ensino médio do Colégio Alice Coutinho, é a aspiração maior deste trabalho. Compreendendo da grande complexidade do espaço geográfico, bem como dos empecilhos em delimitar o que urbano e o que não é, o presente trabalho procura mostrar os fundamentos da relação rural/urbano. Se faz preponderante identificar as razões pelas quais essas características são próprias dessa comunidade localizada na zona oeste da cidade de Campina Grande, interior do estado da Paraíba. Nessa conjuntura é que se pesquisou o contexto histórico do bairro, particularidades adquiridas a partir do trato da população com o espaço no qual estão fixados, vivência dos alunos e relação com a temática em sala de aula no âmbito do ensino de Geografia, ou sua falta. Não obstante, verificar a vivência dos pequenos proprietários de terra e as atividades que eles exercem nas terras antes ociosas, também se fez importante para obtenção de um melhor resultado na pesquisa.
Descrição: Souto, J. K. G. de. A percepção de ruralidades no conjunto Álvaro Gaudêncio pelos alunos do ensino médio: o caso do colégio Alice Coutinho em Campina Grande/PB. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16064
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joanderson Kerlly Gomes de Souto.pdf14.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.