Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16068
Título: Produção científica na odontologia com pacientes com síndrome de down: caracterização das pesquisas publicadas nos suplementos da Brazilian Oral Research (SBPQO)
Autor(es): Silva, Lisley Pâmela Costa
Palavras-chave: Odontologia
Síndrome de Down
Produção Científica
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: Caracterizar a produção científica brasileira em odontologia com pacientes com Síndrome de Down, por meio das pesquisas publicadas nos suplementos da Brazilian Oral Research (SBPQO). Realizou-se um estudo transversal, por meio de observação indireta dos resumos publicados Brazilian Oral Research das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO no período de 2010 a 2016. Utilizou-se o descritor “Síndrome de Down” na busca. A pesquisa foi realizada e 55 resumos foram identificados e incluídos na amostra. Foram coletadas as seguintes variáveis: ano, instituição, Estado, Região, tamanho da amostra, presença de grupo controle, participação dos pais e cuidadores, idade da amostra, objeto de estudo, instrumento de coleta, tema e tipo de estudo. Os dados foram extraídos e organizados na planilha de EXCEL e analisados descritivamente no Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 18. Dos 17.805 resumos publicados, 55 resumos foram identificados com síndrome de Down, sendo 90,9% dos estudos desenvolvidos em Instituições Públicas com concentração na Região Sudeste (83,6%), especialmente do Estado de São Paulo (54,5%). Observou maior quantidade de estudos transversais (70,9%). Dos temas abordados, a Doença Periodontal foi o mais prevalente com 29,1%. Constatou-se que em 20,0% dos resumos, a amostra envolvia crianças e adolescentes. A produção científica odontológica brasileira não dispõe de muitos estudos com pacientes com Síndrome de Down. Em suma, os estudos publicados eram pesquisas observacionais transversais sobre a saúde bucal desses pacientes, principalmente doença periodontal.
Descrição: SILVA, Lisley Pâmela Costa. Produção científica na odontologia com pacientes com síndrome de down: caracterização das pesquisas publicadas nos suplementos da Brazilian Oral Research (SBPQO). 2017. 27 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16068
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Lisley Pâmela Costa Silva.pdf4.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.