Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16071
Título: Ensaio clínico randomizado sobre o uso da terapia fotodinâmica como alternativa ao tratamento da candidose oral: Estudo piloto
Autor(es): Campos, Letícia Targino
Palavras-chave: Terapia fotodinâmica
Candida albicans
Prótese total
Infecções fúngicas
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: A Candidose é uma das infecções fúngicas mais frequentes na cavidade oral dos seres humanos, causada por espécies de Candida, principalmente, por C. albicans. Seu tratamento tem se tornado um desafio para os profissionais de saúde, tendo em vista a resistência destes micro-organismos pelo uso indiscriminado de antifúngicos sintéticos ao longo dos anos. Este estudo objetivou avaliar o efeito da Terapia Fotodinâmica (TFD) frente às espécies de Candida, em pacientes com diagnóstico clínico e laboratorial de candidose oral. Realizou-se um estudo piloto, com abordagem quantitativa, utilizando-se métodos de avaliação in vitro e in vivo para analisar cepas de Candida e o aspecto clínico da doença, respectivamente, de indivíduos submetidos ao tratamento com TFD, realizada com irradiação de laser de baixa intensidade no comprimento de onda vermelho, tendo como fotossensibilizador o azul de metileno. A amostra, composta de 18 sujeitos, segmentou-se em dois grupos distintos, sendo um grupo controle (tratamento convencional com Miconazol 2%) e um grupo experimental (TFD). Dos 12 sujeitos incluídos no grupo experimental, oito deles exibiram um melhor aspecto clínico e microbiológico quando submetidos à TFD, enquanto os quatro restantes não obtiveram sucesso após tratamento. A TFD pode ser considerada uma alternativa importante para o tratamento de candidose oral, visto não possuir as limitações e malefícios que possivelmente possam ser ocasionados pelos antifúngicos convencionais.
Descrição: CAMPOS, L. T. Ensaio clínico randomizado sobre o uso da terapia fotodinâmica como alternativa ao tratamento da candidose oral: Estudo piloto. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16071
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Targino Campos.pdfPDF - Letícia Targino Campos14.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.