Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16079
Título: Evasão escolar: Uma realidade na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rego, Queimadas, PB
Autor(es): Santos, Marielza Valeriano dos
Palavras-chave: Evasão escolar
Instituição pública
Docente
Discente
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: A evasão escolar é considerada como um dos maiores e mais graves problemas da educação no país, principalmente nas escolas públicas, mas também por outros setores da sociedade, por considerarem a “educação” como um ponto-chave e primordial para o desenvolvimento social e econômico da sociedade como um todo. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as problemáticas que levam à evasão na escola estadual de ensino fundamental e médio Francisco Ernesto do Rego em Queimadas, PB. O universo foi constituído por 10 professores, com e sem deficiência física, de ambos os sexos, do ensino médio, e que estejam lecionandos. Foi utilizado o método de abordagem quantitativo através de questionário semiestruturado, com base nas informações referentes aos docentes a respeito da evasão escolar e como o educador lida com o referente assunto. Os dados foram analisados e interpretados utilizando- se a estatística descritiva. Onde obteve resultados de 18% trabalho, 15% falta de estimulo da família, e 15% falta de dialogo aluno com a escola, 15% alunos desestimulado, 38% dificuldade do professor em relacionar a disciplina com a realidade dos alunos, 25% discutir o assunto ao logo do ano, 22% contribuindo para má formação dos profissionais e 42% relação professor-aluno é um ponto vital no processo educacional. Portanto, a falta de consciência política e de cidadania, má formação dos profissionais, subemprego, marginalização, drogas, falta de respeito e violência, exclusão social, abrangendo todos os contextos sociais. Desta forma, o estudo contribuiu para que a escola desenvolva atividades de conscientização de todos.
Descrição: SANTOS, M. V. dos. Evasão escolar: Uma realidade na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rego, Queimadas, PB. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16079
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marielza Valeriano dos Santos.pdfPDF - Marielza Valeriano dos Santos16.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.