Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1609
Título: Análise geomorfológica com enfoques ao planejamento ambiental na Serra do Espinho, Pilões - PB
Autor(es): Ferreira, Joab Ítalo da Silva
Palavras-chave: Geomorfologia
Planejamento
Ambiente
Data do documento: 16-Ago-2013
Resumo: A ideia central desse estudo está voltada para o Planejamento Ambiental a partir de uma abordagem geomorfológica na Serra do Espinho, localizada no município de Pilões-PB, onde se procurou investigar a evolução do relevo e locais onde a movimentação de massa impõe risco à população. Como objetivo geral pretendeu-se analisar além dos aspectos geomorfológicos locais, as formas de uso e ocupação das áreas rural e urbana como também os eventuais riscos que o movimento do regolito pode causar, procurando compreender o desenvolvimento dos fenômenos físicos e humanos que contribuem para a formação do território, bem como as consequentes alterações no ambiente decorrente dessas ações. A partir da diretriz metodológica foi possível observar estrutura, fisiologia e funcionalidade do relevo em questão. Constatou-se, então, que o substrato rochoso que compõe o arcabouço estrutural da Serra do Espinho apresenta uma estrutura homogênea e compacta marcada em alguns afloramentos por significantes planos de fraturas, diáclases e pequenas dobras. Nas encostas visitadas ocorrem uma série de intervenções de risco de morte, onde anualmente são depositados uma grande quantidade de material rochoso decorrente de deslizamentos planares. Há também um processo de uso e ocupação do espaço da encosta para constrição de moradias. Esta região por apresentar beleza cênica e diversas quedas d’água atrai pequenos grupos de pessoas que buscam praticar turismo ecológico, porém de forma não planejada agredindo assim o ambiente natural da área, se apresentando enfim como mais um ponto preocupante.
Descrição: FERREIRA, J. I. da. S. Análise geomorfológica com enfoques ao planejamento ambiental na Serra do Espinho, Pilões - PB. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1609
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joab Ítalo da Silva Ferreira parte 1.pdfJoab Ítalo da Silva Ferreira parte 12.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Joab Ítalo da Silva Ferreira parte 2.pdfJoab Ítalo da Silva Ferreira parte 22.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.