Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16106
Título: Avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de funções orgânicas a partir do tema gerador ‘Medicamentos’
Autor(es): Silva, Raquel dos Santos
Palavras-chave: Ensino de Química
Aprendizagem significativa
Medicamentos
Funções orgânicas
Data do documento: 21-Dez-2016
Resumo: A Química é uma ciência que se encontra presente na sociedade, com importantes contribuições científicas, que tem gerado impacto no contexto social, político, econômico e cultural. Os saberes construídos por esta ciência na educação básica devem auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde os indivíduos sejam mais participativos e saibam do seu papel enquanto cidadãos críticos, e assim possam utilizar seus conhecimentos para se posicionarem frente às questões relativas à ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. No entanto, o que se percebe é um cenário diferente, onde o Ensino de Química tem privilegiado uma abordagem baseada no modelo transmissão recepção, estando muito distante dos conhecimentos que o cidadão necessita para exercer sua cidadania. O ensino praticado nestas escolas, não vem possibilitando ao aluno compreender a relação que se estabelece entre os conhecimentos químicos e o seu contexto sociocultural, cabendo ao professor superar esta abordagem mecânica, na tentativa de desenvolver uma aprendizagem construtiva que além de significativa, seja crítica. Neste sentido, este trabalho de pesquisa teve como objetivo construir uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o conteúdo de Funções Orgânicas a partir do tema gerador medicamentos com alunos do 3° ano de uma escola pública do Município de Esperança-PB. Trata-se de uma pesquisa- ação de natureza qualitativa. O público alvo foi uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, resultando num total de 25 alunos que corresponde a 100% da amostra. Como instrumentos de coleta de dados foram elaborados mapas conceituais pelos estudantes e foi aplicado um questionário que tinha como objetivo avaliar as ações desenvolvidas. Para análise dos questionários utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os mapas conceituais foram analisados buscando verificar se houve indícios de aprendizagem significativa a partir da inclusão e organização hierárquica dos conceitos estudados ao longo da UEPS. Os resultados revelam que os alunos apresentaram dificuldades na construção dos mapas conceituais e que essas dificuldades podem ter sido provocadas pelo primeiro contato com este método de avaliação. Apesar das dificuldades, percebe-se que muitos conceitos foram assimilados na estrutura cognitiva dos sujeitos. No que se refere à avaliação da proposta de ensino pelos alunos, percebe-se que grande parte dos estudantes avaliaram de forma positiva, afirmando que a mesma oportunizou uma aprendizagem significativa.
Descrição: SILVA, R. dos S. Avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de funções orgânicas a partir do tema gerador ‘Medicamentos’. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16106
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel dos Santos Silva.pdfPDF - Raquel dos Santos Silva19.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.