Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16111
Título: Análise comparativa in vitro da precisão de medição dos localizadores romiapex a-15® e root zx mini®
Autor(es): Viana, Murilo Áquila de Oliveira
Palavras-chave: Endodontia
odontometria
Localizador Apical
Data do documento: 4-Out-2016
Resumo: Objetivo: Analisar comparativamente a precisão de medição dos LAE’s (Localizador Apical Eletrônico) ROMIAPEX A-15® e ROOT ZX MINI®, in vitro, no que se diz respeito à precisão e confiabilidade na determinação do CRT (Comprimento Real de Trabalho) e CRD (Comprimento Real do Dente). Métodos: Uma amostra de 20 dentes humanos foi avaliada, tiveram seus CRD’s e CRT’s aferidos de forma direta por meio de lima k, pelo método radiográfico e pelo método eletrônico. Resultados: Não foram verificadas diferenças significativas entre as medidas para CRD (p=0,003) e CRT (p=0,042) entre os métodos, direto, radiográfico e eletrônico. O CRD obtido pelos métodos direto, radiográfico e eletrônico foram submetidos ao Teste t de Student (p<0,024), que demonstraram uma relação estatística significativa para a verificação da odontometria, que significa dizer que ambos os métodos são eficazes na determinação de um comprimento real do elemento quanto de trabalho. Conclusões: O método eletrônico utilizando os LAE’s ROMIAPEX A-15® e ROOT ZX MINI® apresentaram eficácia satisfatória. Os referidos LAE’s podem auxiliar as tomadas de decisões de endodontistas para determinação do CRD e CRT com alta eficiência.
Descrição: VIANA, Murilo Áquila de Oliveira. Análise comparativa in vitro da precisão de medição dos localizadores romiapex a-15® e root zx mini®. 2016. 38 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16111
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Murilo Áquila de Oliveira Viana.pdf4.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.