Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Valterlins Pereira da-
dc.date.accessioned2018-04-09T12:48:33Z-
dc.date.available2018-04-09T12:48:33Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16121-
dc.descriptionSILVA, V. P. da. Proposta para trabalhar a categoria geográfica paisagem nas aulas de geografia em escolas da cidade de Ingá - PB. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA Geografia, muitas vezes, foi taxada como uma disciplina que reproduz uma visão arcaica de ensino, que pouco contribui para a problematização e compreensão da paisagem na qual o individuo está inserido e que nela se relaciona. Desta forma, o professor tem a opção de abdicar dessa visão ultrapassada de ensino e adentrar numa nova perspectiva inovadora, utilizando ferramentas que possibilitam a compreensão da paisagem na qual o aluno é integrante, munindo-o de instrumentos para a compreensão das mudanças que acontecem no seu espaço, sejam elas naturais, humanizadas ou culturais. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo proporcionar ao educando uma maior compreensão do espaço geográfico. Para isso, o conteúdo a ser trabalhado foi à categoria Paisagem, pois a sua leitura levará a aprendizagem da complexidade da relação entre sociedade e natureza. Para realização das atividades foram escolhidas as seguintes escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel e a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gonzaga Burity, ambas localizadas na cidade de Ingá, PB. As ações ocorreram no período de 6 meses de estudos e foram mediadas a partir do uso de recursos como aula de campo, confecção de desenhos, análise e discussão de textos e atividades. Os resultados obtidos foram bem satisfatórios, tendo em vista que os recursos utilizados foram de grande proveito, pois os dados mostraram que o método utilizado produziu eficácia no ensino de Geografia, pois através dele os alunos demonstraram ter compreendido o tema que foi exposto, reconhecendo as modificações existentes no seu espaço vivido, através dos elementos da Paisagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Josandra Araújo Barreto de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEspaço vividopt_BR
dc.titleProposta para trabalhar a categoria geográfica paisagem nas aulas de geografia em escolas da cidade de Ingá - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valterlins Pereira da Silva.pdf9.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.