Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16125
Título: Pela minha família digo sim: uma análise crítica dos discursos favoráveis a aceitabilidade do impeachment da presidenta Dilma Roussef
Autor(es): Gomes, Kalem Kanyk Fernandes
Palavras-chave: Análise do Discurso
Deputados
Impeachment
Dilma Rousseff
Data do documento: 13-Mar-2018
Resumo: Considerando que o Brasil está passando por um momento histórico em seu contexto político, tornou-se relevante desenvolver a pesquisa por esta tratar de um tema bastante atual e pela observação de um padrão de fala utilizado de forma inapropriada pelos deputados federais brasileiros para justificar votos favoráveis ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O presente estudo “Pela minha família digo sim: uma análise crítica dos discursos favoráveis à aceitabilidade do impeachment da presidenta Dilma Rousseff” se propõe analisar os discursos dos deputados federais que votaram a favor do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff no ano de 2016. A pesquisa consolida-se como quantitativa, qualitativa e analítica. Inicialmente, fizemos a análise do nosso corpus que corresponde aos 367 (Trezentos e sessenta e sete) depoimentos favoráveis ao processo de impeachment, o que nos proporcionou elencar inúmeras categorias produzidas por estes discursos. Destas, percebemos que a categoria “estado” (região geográfica) com 138 (cento e trinta e oito) ocorrências e a categoria “família” com 137 (cento e trinta e sete) ocorrências destacaram-se as mais recorrentes. Porém, escolhemos a categoria “família” para ser nosso recorte analítico por apresentar discursos voltados para a individualidade (família) ao invés de discursos que favorecessem a coletividade (população brasileira). Para tanto, utilizamos como aporte teórico os conceitos do inglês Norman Fairclough que concentra seu trabalho de Análise Crítica do Discurso (ACD) em um modelo tridimensional: texto, prática discursiva e prática social. Nesse sentido, podemos perceber a total indistinção de espaço público e espaço privado por parte desses deputados, que ao enfatizarem a moralidade, valores e bons costumes, conceitos referentes ao conservadorismo, apropriam-se das mesmas estratégias de 1964, e ao abdicarem do discurso institucional, adequado para a sessão de votação, revelam que suas justificativas são mais importantes que seus votos.
Descrição: GOMES, K. K. F. Pela minha família digo sim: uma análise crítica dos discursos favoráveis a aceitabilidade do impeachment da presidenta Dilma Roussef. 2017. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16125
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kalem Kanyk Fernandes Gomes.pdf47.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.