Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16130
Título: Controle e qualidade no recebimento do concreto usinado: estudo de caso piscina da obra in mare areia dourada, Cabedelo-PB
Autor(es): Araújo, Francisco Humberlânio Tavares de
Palavras-chave: Resistência à compressão
Slump Test
Concretagem
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: O concreto é o material de construção mais consumido no mundo, o mesmo é resultado da mistura homogênea de agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita), aglomerante (cimento) e água, podendo ainda conter aditivos. A qualidade do concreto na produção de elementos estruturais está diretamente relacionada ao controle no recebimento, execução, adensamento e cura do mesmo. A etapa de recebimento é de grande importância e recebe atenção da norma técnica NBR 12655/2006, que prescreve as características do concreto de cimento Portland, para elementos estruturais moldados em obra. Este trabalho teve como objetivo apresentar normas e outras referências quanto ao recebimento, controle e qualidade do concreto usinado no canteiro de obras, além de verificar se o material recebido se enquadrava nos limites especificados no projeto. Foi realizado um estudo de caso durante a concretagem de uma piscina no Residencial In Mare Areia Dourada, situado no município de Cabedelo-PB. Foram realizados as etapas de acompanhamento e recebimento do concreto, através de analises de abatimento tronco cônico segundo a NBR NM 67/1998 e moldagem de corpos de prova 10x20cm, seguida das etapas de cura e analises da resistência à compressão de acordo com a NBR 5738/2003 e a NBR 5739/2007. Conforme com os resultados obtidos, observou-se que o concreto usinado utilizado na concretagem da piscina do residencial apresentou uma resistência à compressão aos 28 dias de cura de 44,61 ± 0,79MPa para o primeiro lote, 41,43 ± 1,41MPa para o segundo lote e 38,16 ± 6,02MPa para o terceiro lote, e 10 ± 2 de abatimento tronco cônico. Além disso, de acordo com o estudo da literatura, constatou-se que possíveis falhas no controle de qualidade do concreto podem acarretar manifestações patológicas e prejuízos em cronogramas.
Descrição: ARAÚJO, Francisco Humberlânio Tavares de. Controle e qualidade no recebimento do concreto usinado: estudo de caso piscina da obra in mare areia dourada, Cabedelo-PB. 2017. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16130
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Franscisco Humberlânio Tavares de Araújo.pdf6.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.