Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16132
Título: Proposta de filtro lento para tratamento doméstico das águas cinzas
Autor(es): Maia, Lucas Diniz
Palavras-chave: Tratamento Hídrico
Sustentabilidade Hídrica
Água Residual
Data do documento: 22-Nov-2017
Resumo: As águas cinzas são as águas residuárias originadas de lavatórios, chuveiros, banheiras e máquinas de lavar roupas e seu reuso está intrinsecamente ligado as premissas de sustentabilidade hídrica, passando a ser uma alternativa eficiente e inteligente para o gerenciamento dos recursos hídricos, contribuindo para o uso racional e competente da água. Sendo assim, este trabalho propõe um tratamento doméstico das águas cinzas utilizando um sistema de filtração lenta de escoamento descendente composto de algodão, brita, areia e carvão vegetal, visando a minimização dos índices de turbidez para o reuso em descargas de vasos sanitários de acordo com a Classe 3 da NBR 13969/97. Para tal, três filtros com um mesmo modelo foram construídos, operando-os com três taxas de aplicação superficial hidráulica diferentes, sendo de 1000 L/m².dia para o Filtro 1, 2500 L/m².dia para o Filtro 2 e 5000 L/m².dia para o Filtro 3. Colheu-se as amostras das águas cinzas de um apartamento na cidade de Araruna/PB e realizou-se assim a filtragem em cada filtro, controlando sua vazão através de um equipo. Observou-se o tempo de carreira de cada filtro, sendo de 72 horas para o Filtro 1, 21 horas para o Filtro 2, e 2 horas para o Filtro 3. Com amostras das águas filtradas por cada filtro e das águas cinzas, realizou-se o experimento de índice de turbidez, em triplicata. Mostrou-se nos resultados que a turbidez da água cinza diminuiu, já que a mesma apresentava uma média de 134 NTU, e com a filtragem dos Filtros 1, 2 e 3 passou para 13,87 NTU, 28,67 NTU e 71,00 NTU respectivamente, chegando-se assim a conclusão que o Filtro 1 é o mais eficiente no processo de filtração, pois apresentou maior redução no índice de turbidez e maior tempo de carreira, mostrando desta maneira que o filtro desenvolvido opera de melhor forma quando é introduzida uma taxa de aplicação superficial menor. Assim, devido a maior praticidade para o usuário, pois rende o período de uma semana com necessidade de apenas duas limpezas, o Filtro 1 se torna mais favorável para ser proposto em residências, fábricas, escolas, entre outros.
Descrição: MAIA, Lucas Diniz. Proposta de filtro lento para tratamento doméstico das águas cinzas. 2017. 41f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16132
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Lucas Diniz Maia.pdf9.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.