Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16136
Título: Análise comparativa de vedações verticais internas em drywall e alvenaria de blocos cerâmicos: estudo de caso do Lagoa Shopping
Autor(es): Travassos Filho, Rômulo Lucena Rangel
Palavras-chave: Drywall
Gesso
Racionalização da Construção
Data do documento: 3-Nov-2016
Resumo: O presente estudo visa investigar a tecnologia construtiva conhecida como drywall - sistema de paredes pré-fabricadas também reconhecida como gesso acartonado. O ambiente brasileiro tem se demonstrado historicamente refratário às inovações, por motivações desde a índole por demais conservadora da atividade construtiva até desinteresse por padrões de gestão dos empreendimentos calcados em técnicas de planejamento e controle das obras. Observando situações, sobretudo de desperdícios, e também de atrasos constantes, por sua vez gerados pela sistemática tradicional construtiva, alicerçada, sobretudo em usos e costumes, incompatíveis com os tempos de exigibilidade crescente de economia e de racionalização em que vivemos, a autoria do estudo justifica seu interesse temático diante das possibilidades do sistema de paredes drywall, como método construtivo alternativo, de racionalização de custos e de procedimentos gerais nos parques das obras civis, em analogia com a edificação tradicional em alvenaria de bloco cerâmico. Os objetivos gerais deste presente trabalho são a análise comparativa dos sistemas de vedação vertical drywall e alvenaria de bloco cerâmico de 8 furos, a fim de compará-los e listar as vantagens e as desvantagens. Quanto à metodologia, trata-se de estudo de caso, calcado, portanto, na visão original da autoria da pesquisa, baseando nas possibilidades difusas e universais da revisão bibliográfica e das informações coletadas no campo. Como resultados alcançados pela presente pesquisa, o trabalho possibilitou verificar a consistente evolução do ideário geral do sistema drywall, teórico e prático, no sentido de se buscar alternativas de racionalização dos processos construtivos, sendo esta a contribuição essencial para a pesquisa, em que pese alguns aspectos de resistência técnica, mercadológica e financeira por parte do ambiente construtivo brasileiro diante do sistema drywall.
Descrição: TRAVASSOS FILHO, Rômulo Lucena Rangel. Análise comparativa de vedações verticais internas em drywall e alvenaria de blocos cerâmicos: estudo de caso do Lagoa Shopping. 2016. 57f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16136
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Romulo Lucena Rangel Travassos Filho.pdf8.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.