Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16138
Título: Práticas de contabilidade gerencial em organizações do terceiro setor: um estudo de caso no orfanato São Sebastião localizado no município de Monteiro – PB
Autor(es): Lins, Gabriel de Lima
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Terceiro Setor
Orfanato
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar as práticas de contabilidade gerencial utilizadas por organizações do Terceiro Setor, situada em Monteiro – PB. O terceiro setor é composto por organizações voluntárias, iniciativa privada, atuando em diversos campos, que visam desenvolver atividades para a promoção humana. Essas organizações não possuem a finalidade de lucros, o que as difere das organizações do primeiro e segundo setor (setor Privado). Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, a coleta de dados se realizou através de entrevista e aplicação de um questionário. A amostra selecionada foi composta por uma 1 (uma) organização sem fins lucrativos no município de Monteiro – PB. Os resultados mostraram que a instituição busca promover mudanças na qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade em geral, agindo com características voltadas ao associativismo. Conclui-se que, a organização pesquisada não utiliza práticas de contabilidade gerencial que vários autores consideram como as mais adequadas para o terceiro setor, por exemplo: demonstração do resultado do exercício, demonstração superávit ou déficit do exercício demonstração das mutações do patrimônio líquido e demonstração de origens e aplicação de recursos, apenas o balanço patrimonial e fluxo de caixa, fato que ocorre na maioria das organizações.
Descrição: LINS, G. L. Práticas de contabilidade gerencial em organizações do terceiro setor: um estudo de caso no orfanato São Sebastião localizado no município de Monteiro – PB. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16138
ISSN: CDD 658.1511
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel de Lima Lins.pdfPDF - Gabriel de Lima Lins555.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.