Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16139
Título: E-Social: implantação e impactos nas relações trabalhistas, sob a ótica do profissional de contabilidade
Autor(es): Silva, Silvana Maria Ezequiel da
Palavras-chave: eSocial
Nota Fiscal Eletrônica (NF- e)
Profissionais contábeis
Escritórios de contabilidade
Relações trabalhistas
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: A Escrituração Fiscal Digital- EFD-Social é o novo sistema de informação da folha de pagamento, criado pelo Governo Federal com o intuito de unificar as informações trabalhistas e previdenciárias. O presente trabalho tem como tema E-Social- Implantação e Impactos nas Relações Trabalhistas, sob a ótica do profissional de contabilidade, tendo como objetivo identificar os impactos que essa ferramenta causará com a sua implantação, assim como analisar se os profissionais contábeis estão preparados para atender as mudanças que ocorrerão no cenário contábil e empresarial. Para isso foi realizado um estudo multicasos de natureza exploratória e descritiva, com base qualitativa, onde por meio de questionário foram abordados os impactos que a implantação do E-social acarretará nas empresas e escritórios contábeis, contendo 17 questões aplicadas a 20 profissionais de contabilidade em escritórios nas cidades de Monteiro e Sumé na Paraíba. Os resultados obtidos mostram que parte dos profissionais já vem se preparando e também orientando seus clientes sobre a forma que irá funcionar os procedimentos do E-social, mas alguns ainda não estão preparados para esse novo cenário. Portanto conclui-se que conhecer sobre o funcionamento dessa nova ferramenta é essencial tanto aos profissionais de contabilidade quanto as empresas.
Descrição: SILVA, S. M. E. E-Social: implantação e impactos nas relações trabalhistas, sob a ótica do profissional de contabilidade. 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16139
ISSN: CDD 657.83
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvana Maria Ezequiel da Silva.pdfPDF - Silvana Maria Ezequiel da Silva872.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.