Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16141
Título: Planejamento e monitoramento de obras: um estudo comparativo entre o BIM 4D e o PERT/CPM no controle do tempo
Autor(es): Silva, Sávio Túlio de Sá Aguiar
Palavras-chave: Gerenciamento
Diagrama de Rede
Cronograma
Data do documento: 25-Abr-2017
Resumo: Atrasos no cronograma, custos desnecessários, falhas executivas e até mesmo desvio de verbas são realidades presentes em grande parte das obras públicas e privadas de engenharia civil no Brasil. A falta de gerenciamento é apontada como uma das principais causas da ineficiência produtiva, que aliada a fatores como competitividade e a disponibilidade reduzida de recursos financeiros demandam das empresas a necessidade de investimento em planejamento e monitoramento em seus projetos, uma vez que a ausência dessas metodologias ameaça o prazo, o custo e o lucro do empreendimento. Diante desta problemática, o presente trabalho apresenta resultados de um estudo de caso sobre a aplicabilidade do conceito Building Information Modeling (BIM) no planejamento e monitoramento de obras frente à tradicional técnica de gerenciamento PERT/CPM. O objetivo é planejar a execução de uma escola técnica, a qual está sendo construída no município de Itaporanga – PB e fornecer meios de controle através da elaboração de um cronograma que será administrado por um modelo 4D e um diagrama de redes. O método de pesquisa empregado consiste em um estudo de caso com abordagem qualitativa e comparativa. Para tanto, é necessário que se faça uma revisão bibliográfica dos conceitos relevantes à elaboração deste estudo e que servirão de aporte teórico para a realização de simulações e análises dos resultados finais. Em suma, a principal conclusão é que o BIM 4D permitiu uma melhor visualização das tarefas planejadas, possibilitando a análise detalhada do modelo, bem como a previsão de riscos e fatores que poderiam ocasionar atrasos no cronograma, além de aumentar a produtividade dos profissionais e a transparência dos recursos.
Descrição: SILVA, Sávio Túlio de Sá Aguiar. Planejamento e monitoramento de obras: um estudo comparativo entre o BIM 4D e o PERT/CPM no controle do tempo. 2017. 93f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16141
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Sávio Túlio de Sá Aguiar Silva.pdf16.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.