Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16148
Título: Os efeitos proporcionados pelo não reconhecimento da correção monetária na necessidade de capital de giro: o caso da Companhia Brasileira de Distribuição (GRUPO PÃO DE AÇÚCAR)
Autor(es): Souza, Layane Mávia Pessoa
Palavras-chave: Correção monetária
Capital de giro
Inflação
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar os reflexos proporcionados na necessidade de capital de giro da Companhia Brasileira de Distribuição pelo não reconhecimento da correção monetária de balanço. No entanto, para alcançar os objetivos propostos neste estudo, consistiu-se necessário definir os métodos adotados e os tipos de pesquisas realizadas. Em termos de métodos, optou-se por um trabalho empírico-analítico e quanto ao tipo, esta pesquisa é bibliográfica e descritiva. Para a correção aplicou-se o índice IGP – M nas contas do ACO e PCO extraídas das demonstrações financeiras, junto à BM&FBOVESPA, no período de 2011 a 2016. Os resultados evidenciaram que as distorções decorrentes do não reconhecimento da correção monetária da NCG podem trazer distorções quanto à sua correta análise. Essas distorções podem impactar nas decisões financeiras de curto prazo da CBD. Pode-se inferir que os resultados desta pesquisa indicam que a não consideração dos efeitos inflacionários em análises de evolução de comportamento de capital de giro, podem apresentar erros relevantes para discussão dos seus resultados. Porém, para uma compreensão da evolução do capital de giro de uma empresa, sob a ótica da análise dinâmica do capital de giro, com um maior grau de acurácia, torna-se necessário envolver mecanismos de atualização monetária. Enfim os achados da pesquisa confirmam o quanto é importante a prática da correção monetária das demonstrações financeiras. Mesmo que os índices encontrem-se baixos, a inflação pode distorcer e prejudicar a situação financeira da empresa.
Descrição: SOUZA, L. M. P. Os efeitos proporcionados pelo não reconhecimento da correção monetária na necessidade de capital de giro: o caso da Companhia Brasileira de Distribuição (GRUPO PÃO DE AÇÚCAR). 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16148
ISSN: CDD 657.48
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Layane Mávia Pessoa Souza.pdfPDF - Layane Mávia Pessoa Souza1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.