Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1615
Título: Disposição dos resíduos sólidos no município de Araçagi - PB: um problema ambiental
Autor(es): Rocha, José Marcos Ribeiro da
Palavras-chave: Poluição
Resíduos sólidos
Meio ambiente
Data do documento: 19-Ago-2013
Resumo: A abordagem sobre o lixo é enfatizar que o mesmo afeta todo o planeta, pois está cada vez mais degradando o meio ambiente. Sendo o lixo, uma problemática atual, do cotidiano, as pessoas não possuem formação suficiente no que diz respeito aos malefícios oferecidos quando dispostos erroneamente em locais impróprios. Enfatizo, que estamos na era dos produtos descartáveis, por isso que fornecendo informações a respeito dos diversos problemas ambientais pela disposição final dos resíduos sólidos, verificando os problemas provenientes do lixão, destruição dos recursos naturais, agressão às pessoas que sobrevivem dos alimentos existentes nos lixões é nossa preocupação. O problema do lixo constitui hoje, um objeto de enorme preocupação a nível mundial. O aumento de habitantes nas grandes e pequenas cidades bem como o consumismo influencia diariamente no processo da produção de lixo, sobretudo os resíduos urbanos. Este estudo tem como principal objetivo verificar e analisar os diversos problemas ambientais ocasionados pelo acúmulo de resíduos sólidos (lixo) a céu aberto no município de Araçagi/PB. A metodologia constou de observações “in loco”, aplicações de questionários e entrevistas, que teve início no dia 01 de outubro do ano passado e término em 31 de janeiro do corrente ano e, constatamos que em Araçagi, ainda não é dada a importância devida para a problemática acima mencionada. Sabemos que devemos agir em escala local, a fim de surtir efeitos globais para que não ocorra o processo de degradação ambiental por meio dos resíduos sólidos no referido município. Aguardamos que dessa maneira o presente trabalho não sirva apenas para conclusão do curso, e sim no intuito de que os esforços sirvam como subsídios a um Plano de Gerenciamento Integrado na cidade de Araçagi / PB.
Descrição: ROCHA, J. M. R. da. Disposição dos resíduos sólidos no município de Araçagi - PB: um problema ambiental. 2012. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1615
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Marcos Ribeiro da Rocha parte 1.pdfJosé Marcos Ribeiro da Rocha parte 12.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - José Marcos Ribeiro da Rocha parte 2.pdfJosé Marcos Ribeiro da Rocha parte 21.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - José Marcos Ribeiro da Rocha parte 3.pdfJosé Marcos Ribeiro da Rocha parte 34.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.