Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1617
Título: Manejo do solo e água e opções de cultivo nas barragens subterrâneas no Assentamento Pedro Henrique no município de Solânea – PB
Autor(es): Oliveira, Fábio Luiz Bezerra de
Palavras-chave: Recursos hídricos
Barragem subterrânea
Manejo
Data do documento: 19-Ago-2013
Resumo: Este trabalho fundamenta-se na problemática da escassez de água doce no semiárido nordestino pela extrema irregularidade na distribuição das chuvas que constitui um atraso ao desenvolvimento socioeconômico da região. A barragem subterrânea é uma alternativa tecnológica social que contribui para a redução dos efeitos negativos dos longos períodos de estiagem. Objetiva analisar o manejo do solo e o uso da água de barragem subterrânea, bem como avaliar as opções de cultivos dos produtores da região. O método empregado constitui de revisão bibliográfica agregada a uma investigação exploratória e descritiva por meio de entrevista e visitas de campo, observações dos autores e dos entrevistados. Os entrevistados foram os proprietários ou responsáveis pelo manejo das barragens subterrâneas no Assentamento Pedro Henrique no município de Solânea – PB. Através dos resultados obtidos identificou-se que o manejo das barragens subterrâneas depende de vários aspectos como: manejo do solo, uso da água, estrutura adequada, quantidade e qualidade da água, propriedade física e química do solo e conhecimento da tecnologia. A barragem subterrânea depende de um manejo adequado para ter sucesso na sua produção.
Descrição: OLIVEIRA, F. L. B. Manejo do solo e água e opções de cultivo nas barragens subterrâneas no Assentamento Pedro Henrique no município de Solânea – PB. 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1617
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio Luiz Bezerra de Oliveira.pdfFábio Luiz Bezerra de Oliveira4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.