Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/162
Título: Sentimentos vivenciados por mulheres acometidas por câncer de mama
Autor(es): Ramos, Wênnye Soraya Ribeiro
Palavras-chave: Saúde pública
Câncer de mama
Saúde da mulher
Data do documento: 13-Set-2012
Resumo: INTRODUÇÃO: O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente nomundo e o primeiro entre as mulheres. Trata-se de uma doença crônicadiferenciada, pois, além dos aspectos relacionados ao físico, como dor emutilações, ela provoca forte impacto psicológico que resulta em sentimentos devárias intensidades e naturezas, como medo, dúvida, angústia, ansiedade e outros.Essa compreensão é importante para o planejamento com vistas aodesenvolvimento da promoção de saúde às mulheres, priorizando uma assistênciaintegral e com o propósito de melhorar a qualidade de vida. Diante disso, optou-sepor identificar os sentimentos vividos por mulheres com câncer de mama noprocesso de adoecimento e as mudanças decorrentes dessa nova realidade. TRAJETÓRIA METODOLÓGICA: Foram entrevistadas 14 mulheres mastectomizadas. Tratou-se de pesquisa qualitativa de caráter descritivoexploratório e se utilizou da análise conteúdo de Bardin, como técnica detratamento de dados. RESULTADOS: O estudo do tema possibilitou compreenderque, em face da eminência do câncer, essas mulheres experimentam uma série deeventos, desde a incerteza antes do diagnóstico até a nova realidade após otratamento do câncer, que despertam sentimentos de raiva, insegurança, culpa emedo inclusive da morte e do câncer ser uma doença irremediável. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os depoimentos apresentados deixaram transparecerque o câncer de mama surge com um significado de ameaça à vida e à integridadefísica e emocional das mulheres, despertando assim uma gama de sentimentos.
Descrição: RAMOS, W. S. R. Sentimentos vivenciados por mulheres acometidas por câncer de mama. 2010. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/162
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wennye Soraya Ribeiro Ramos.pdfWênnye Soraya Ribeiro Ramos589.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.