Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16202
Título: Práticas de leitura de graduandos do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Almeida, Valeria Lemos de Sousa
Palavras-chave: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Habilidade de leitura
Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE)
Formação de leitores
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a formação leitora e as práticas de leitura que são realizadas pelos graduandos do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especificamente, dos que estão ingressando e dos que estão concluindo seus cursos no semestre 2017.1. O trabalho tem uma natureza quanti-qualitativa que foi considerada tanto para a geração quanto para a análise dos dados. Esta pesquisa é ainda uma amostragem não probabilística intencional que fez com que a pesquisadora tivesse, ativamente, junto aos graduandos que são os interlocutores da pesquisa. Através do instrumento questionário foi traçado um perfil dos universitários dos cursos de Ciências Contábeis, Educação Física, Letras-Espanhol, Letras-Português e Matemática que, posteriormente, foram entrevistados. Optamos por trabalhar com dois graduandos de cada curso, um que estivesse ingressando e o outro concluindo somando, assim, 10 (dez) discentes. A fundamentação teórica está baseada em Chartier (2011, 1999), Batista (2011), Galvão e Batista (2011), que entendem as práticas de leitura numa perspectiva sociológica e histórica; e na pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” (2015, 2011, 2008). Com a realização desta, concluímos que a formação leitora dos universitários, apesar de ser iniciada na escola, só é efetivada, de fato, dentro da universidade que se destaca como principal influência para a realização das práticas de leitura. Percebe-se que maioria das leituras dos graduandos está relacionada aos cursos acadêmicos e, assim, as práticas de leitura mais realizada por eles são as da universidade. Há um novo perfil de aluno dentro da universidade e há a necessidade de “letrar” esse novo perfil. Entendemos que a universidade tem uma grande responsabilidade não só na construção dessa formação, mas também nas relações e interferências que fazem em suas práticas de leitura. Sendo assim, a pesquisa indica a necessidade que a academia tem de pensar e apoiar as leituras realizadas por seus alunos, uma vez que o incentivo é um dos principais fatores que contribuem para a formação leitora desses graduandos.
Descrição: ALMEIDA, V. L. S. Práticas de leitura de graduandos do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16202
ISSN: CDD 372.45
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valeria Lemos de Sousa Almeida.pdfPDF - Valeria Lemos de Sousa Almeida1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.