Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1621
Título: Ausência de planejamento enquanto elemento causador de impactos ambientais na construção da barragem de Araçagi – PB
Autor(es): Souza, Daniel Vieira de
Palavras-chave: Meio ambiente
Impacto ambiental
Barragem
Data do documento: 19-Ago-2013
Resumo: Ao longo do processo da evolução humana, o homem tem mudado sua forma de relação com a natureza. Encantado pelo avanço da técnica e pelo progresso a qualquer custo, o homem esqueceu-se que é parte integrante da natureza. Assim, através da sua ação degrada o ambiente sem pensar nas consequências futuras. Ao observar a realidade vivida pela comunidade Tainha, surge a ideia da presente proposta de trabalho, visto que essa área foi inundada pelas águas do rio Araçagi devido ao barramento do mesmo, no ano de 2002. Desta maneira a pesquisa visa analisar as transformações ocorridas na comunidade Tainha e propor ações que possam diminuir os maiores impactos, a partir da construção da barragem Araçagi e a realidade vivida pelos moradores atingidos; identificar os principais impactos, decorrentes da construção da barragem de Araçagi; mostrar como o processo de poluição das águas da barragem de Araçagi, afeta direta ou indiretamente o meio ambiente; destacar as mudanças ocorridas com a construção das áreas habitacionais; planejar ações que possam contribuir de maneira a minimizar os efeitos de tais construções. Para a realização do presente trabalho foram adotadas várias etapas que contribuíram para alcançar os objetivos da pesquisa. Em uma primeira fase, ocorreu à pesquisa bibliográfica, depois em outra fase, após ter uma boa base teórica, foram feita as pesquisas de campo, para a constatação de fatos, tendo assim, um contato com os moradores realocados da área em que foi construída a barragem, com aplicação de questionários, realização de entrevistas, coleta de informações. Trabalhou-se com as categorias de espaço, lugar e paisagem e o estudo foi pautado na fenomenologia qualitativa. É possível detectar vários elementos positivos e negativos com a edificação do barramento, mas, os negativos superam os positivos. Percebe-se que o progresso é algo implacável, porém alguém terá que pagar por ele, e neste caso os pobres é os que mais sofrem. Faz-se necessário um melhor estudo para prevenir impactos em obras deste porte.
Descrição: SOUZA, D. V. de. Ausência de planejamento enquanto elemento causador de impactos ambientais na construção da barragem de Araçagi – PB. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1621
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Vieira de Souza.pdfDaniel Vieira de Souza2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.