Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16218
Título: Ensino de geografia para alunos surdos: desafios e possibilidades na visão do intérprete de libras
Autor(es): Carvalho, Kézia Kelly Ataide de
Palavras-chave: Surdez
Língua de sinais
Intérprete de LIBRAS
Geografia
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: O presente Trabalho refere-se à proposta de educação inclusiva sob a perspectiva do Intérprete de Libras, em relação às aulas de Geografia. Busca destacar a importância do professor de Geografia ter um novo olhar acerca do aluno surdo, adotando uma metodologia diferenciada que resulte num aprendizado mais significativo, tornando as aulas de Geografia mais dinâmicas. Além disso, fornece meios para que o professor de Geografia reflita sobre as adequações que podem ser feitas visando atender às necessidades educacionais de seus alunos surdos. O objetivo geral deste estudo é destacar a importância do uso dos recursos tecnológicos, por parte dos professores, como meio facilitador do conhecimento para o aluno surdo, bem como discutir o papel que o Intérprete de Libras desempenha no processo de ensino aprendizagem. Para isso, foram aplicados questionários a 10 Intérpretes de Libras do IFPB, no sentido de propiciar um melhor aprofundamento do tema em questão. Com base na análise dos dados foram identificados importantes aspectos relativos à educação dos surdos, como a necessidade de uma proposta de ensino que vise tornar o conteúdo de Geografia acessível aos alunos surdos. Os depoimentos apontam ainda as dificuldades que tanto os alunos surdos como os Intérpretes de Libras enfrentam quando as aulas não são adaptadas e as recomendações dadas por esses profissionais aos professores de Geografia. Portanto, o trabalho pretende contribuir para que haja uma reflexão acerta de práticas educativas envolvendo os alunos surdos, a fim de sanar lacunas em sua aprendizagem referente ao conteúdo das aulas de Geografia, por apresentar possibilidades aos professores de Geografia de adaptação de materiais e uso dos recursos tecnológicos.
Descrição: CARVALHO, K. K. A. de. Ensino de geografia para alunos surdos: desafios e possibilidades na visão do intérprete de LIBRAS. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16218
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kézia Kelly Ataide de Carvalho.pdf20.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.