Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16225
Título: Leitura e escrita: uma saída para o ensino de literatura
Autor(es): Silva, Fernanda Rayana Barbosa
Palavras-chave: Ensino de literatura
Prática pedagógica
Leitura
Escrita
Educação no Brasil
Data do documento: 28-Nov-2016
Resumo: Este trabalho pretende refletir sobre algumas razões que transformam as aulas de Literatura nas escolas brasileiras, em matéria enfadonha, para, em seguida, propor soluções que dialogam com os debates mais recentes no meio acadêmico, sobre o tema. Pesquisa de cunho investigativo, bibliográfico, de caráter qualitativo, propõe a análise do poder contido na palavra literária, a visão subjetiva que promove debates, incita revoluções e gera polêmicas. Para a realização do referente estudo, foram consultados Costa (2003), Bakhtin (1997), Foucault (2009), Todorov (2012), Chartier (2009), Cosson (2006) e outros teóricos da área. Na tentativa de auxiliar nas reflexões desenvolvidas, foi feita entrevista com o escritor e professor pernambucano Fernando Farias. Procurou-se reavaliar as práticas sociais adotadas nas escolas brasileiras e formular estratégias que possam desenvolver leitores proficientes, que intervenham e promovam modificações no processo cultural.
Descrição: SILVA, F. R. B. Leitura e escrita: uma saída para o ensino de literatura. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16225
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Rayana Barbosa Silva.pdf13.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.