Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16279
Título: A contribuição do estágio supervisionado na formação docente
Autor(es): Belarmino, Marina da Silva
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Formação docente
Curso de Pedagogia
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a prática do Estágio Supervisionado no curso da Universidade Estadual da Paraíba, no Centro de Humanidades, do Campus III/Guarabira/PB e sua contribuição para a formação docente. Para tanto, fez-se necessário resgatar um pouco do histórico do curso de Pedagogia no Brasil, articulado com o histórico do curso nesse Campus, buscando identificar a compreensão de estágio para os discentes, docentes atuantes nesse curso e representantes da escola campo para que além de compreender a concepção de estágio também identifique os avanços e dificuldades enfrentados. O desejo de realizar esse trabalho iniciou-se durante os estágios supervisionados em que fomos identificando as problemáticas enfrentadas nesse percurso de formação. Além de que nesses momentos descobríamos que os princípios que regem a pesquisa também norteiam o processo ensino-aprendizagem e os saberes que fundamentam a formação do Pedagogo. Optamos pela escolha da pesquisa-ação, pois de acordo com Ghedin (2011) ao esse tipo de pesquisa investe em conceber a pesquisa e a ação devem caminhar juntas, tendo em vista a transformação da prática. Para isso como não podíamos pesquisar todo o universo de escolas do estágio, o recorte foi uma das escolas campo, o Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho e sendo imenso o número de estagiários decidimos por uma amostra desse universo, tendo como participantes discentes que estavam vivenciando o momento do estágio, professor da escola/campo e professoras responsáveis pelo estágio, na universidade. As análises conduziram para uma reflexão aprofundada das vivências em estágio e demonstraram sua importância na formação profissional, na qualificação da produção dos saberes docentes e das grandes dificuldades enfrentadas nessa etapa formativa.
Descrição: BELARMINO, M. da S. A contribuição do estágio supervisionado na formação docente. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16279
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marina da Silva Belarmino.pdfPDF - Marina da Silva Belarmino10.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.