Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16299
Título: Soledade Leite: dos versos a militância, uma trajetória de luta e resistência
Autor(es): Costa, Leandro Sousa de Lima
Palavras-chave: Maria da Soledade Leite
Mulheres
Paraíba
Data do documento: 2017
Resumo: O objetivo desse trabalho é falar da trajetória de luta e militância da cantora e compositora de versos Maria da Soledade Leite2, Ela que adentrou aos movimentos sindicais através de sua viola, e ao longo de sua caminhada como militante usou de suas composições para expor a sociedade o seu ponto de vista à cerca de como a mulher era tratada, se contrapondo aos pensamentos machistas e patriarcais existentes na sociedade da época e também pra ajudar a combater as perversidades cometidas pelos grandes latifundiários no estado da Paraíba. Ao falar sobre Soledade, busco tratar a figura feminina como ativa dentro das decisões políticas do estado paraibano. Podemos observar com Margareth Rago (2009) “que as mulheres têm estado ausentes, com algumas exceções, nos textos acontecimentos que marcam dolorosamente esse período”3. É preciso escrever sobre essas militantes, pois através de trabalhos como esse podemos tratar a história sem inferiorizar a figura feminina, e sim analisar os fatos históricos de uma forma mais abrangente, tratando-as como sujeito ativo dentro das decisões políticas da sociedade em que estavam inseridas. Maria da Soledade Leite, ousou adentrar o espaço público, usando de sua paixão pelo repente para iniciar sua caminhada dentro dos movimentos sindicais e feministas. Este trabalho tratará e dará ênfase a sua vida como sindicalista e militante, como também mostrará o que motivou ela e outras militantes a aderirem ao movimento sindicalista/feminista do período trabalhado.
Descrição: COSTA, L. S. de L. Soledade Leite: dos versos a militância, uma trajetória de luta e resistência. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16299
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro Sousa De Lima Costa.pdfPDF - Leandro Sousa De Lima Costa5.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.