Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16311
Título: Práticas educativas na creche e o uso das histórias em quadrinho na formação leitora
Autor(es): Silva, Jucicléia dos Santos
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Educação infantil
Formação leitora
Data do documento: 2017
Resumo: A história em quadrinhos, como meio de representação social, propicia uma formação leitora proficiente, uma vez que a relação imagem e texto possibilita uma aprendizagem lúdica e prazerosa. Na atualidade, a utilização de práticas educativas com uso de quadrinhos é recorrente no ambiente escolar, no entanto, na contextura da creche é pouco utilizado. Nesta perspectiva, buscamos indagar, como os professores da Educação Infantil podem desenvolver práticas educativas na creche, utilizando as Histórias em Quadrinhos, vislumbrando a formação leitora? Neste sentido, este estudo tem como objetivo de apresentar propostas educativas, que possibilite na Educação Infantil, uma formação leitora proficiente, a partir do uso das histórias em quadrinhos. A abordagem metodológica desta pesquisa configura-se como qualitativa em educação, inicialmente bibliográfica e documental, posteriormente exploratória. Utilizamos como técnica para a coleta dos dados a observação participante e intervenção por meio de oficinas pedagógicas. Os sujeitos desta pesquisa foram alunos do Maternal II, da creche Lídia Mesquita Ramalho. Como referencial teórico trabalhamos com os autores como: Alcântara (2009) Calazans (2008), DCN’s (2013), Duarte (2016), Ganzeli (2012), Oliveira (2011), RCNEI (1998), Vergueiro (2009). A utilização das Histórias em Quadrinhos na Educação Infantil, oferece meios/recursos que podem ser utilizados para despertar nas crianças o gosto pela leitura, como também possibilita a familiarização das letras, palavras, a partir de textos verbais e não verbais, sem sair da rotina diária da creche, tendo em vista que as histórias em quadrinhos, ante a sua diversidade temática, possibilitam o trabalho interdisciplinar.
Descrição: SILVA, J. dos S. Práticas educativas na creche e o uso das histórias em quadrinho na formação leitora. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16311
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucicleia dos Santos Silva.pdfPDF - Jucicleia dos Santos Silva8.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.