Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Khomar Tander's de-
dc.date.accessioned2018-04-19T17:55:05Z-
dc.date.available2018-04-19T17:55:05Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16317-
dc.descriptionOLIVEIRA, K. T. de. A importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para a formação inicial dos alunos de Pedagogia. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractMediante a importância da formação docente para efetivar a qualidade da educação na contemporaneidade, o presente trabalho busca refletir as contribuições do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) para a formação inicial dos alunos de Pedagogia – Campus III / Guarabira. Dessa forma, os objetivos a serem alcançados são: a) Apresentar um breve histórico acerca da formação de professores, com ênfase na formação em curso de licenciatura em Pedagogia; b) Reconhecer o PIBID como política pública voltada para a formação de professores para a Educação Básica; c) Identificar os aspectos positivos e diferenciais do programa para alcançar uma prática inovadora; e d) Refletir como o programa tem contribuído para a melhoria da formação inicial dos alunos das licenciaturas. A metodologia utilizada para a elaboração desse trabalho foi a pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico e documental. Foram utilizados como aporte teórico autores como: SAVIANI (2005), PIMENTA (2011), VEIGA (1989), MELLO (2000), BRZEZINSK (2002), HAGEMEYER (2004) e marcos legais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394-96) entre outros. Dessa forma, o Pibid é caracterizado por viabilizar o ingresso de licenciandos nas escolas públicas, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da educação, através de ações que incentivam e fortalecem o exercício da docência, relacionando a teoria das universidades à uma prática inovadora e reflexiva seguindo as perspectivas da educação na atualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Débora Regina Fernandes Beníciopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleA importância do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) para a formação inicial dos alunos de Pedagogiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Khomar Tander's de Oliveira.pdfPDF - Khomar Tander's de Oliveira5.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.